domingo, 26 de maio de 2013

O que realmente aconteceu naquela noite


Oi gente! Semaninha recheada de posts para quem ficou com saudades (awn, fofura domina meu twitter quando eu pergunto quem está com saudades ♥) enfim, devido aos posts que não aconteceram semana passada, nessa semana eu me obriguei a postar mais haha até por agradecimento a paciência de vocês!
Dessa vez emendando assuntos do Halloween e falando de um mistério que acompanha a série desde seu primeiro capítulo: O que aconteceu na noite em que Alison Dilaurentis morreu? As versões, teorias e suposições são muitas e é por isso mesmo que esse post tem que ser feito! Algumas pessoas me inspiraram a escrevê-lo então muito obrigada a todos que pediram posts envolvendo a morte da Alison!
Que a Alison morreu todo mundo sabe, mas o motivo e como aconteceu essa morte é um mistério desde o Pilot, e quem achava que a morte da Alison seria um assunto fácil de desvendar percebeu com o passar das temporadas que a confusão é ainda maior! Vamos colocar aqui fatos e teorias sobre essa morte e alguns pontos que ainda não se encaixaram!

Sei que o nome do post é "O que realmente aconteceu naquela noite", mas começaremos a falar do que aconteceu no dia em que a Alison morreu, até para quem sabe buscar pistas dos motivos dessa morte tão misteriosa. Este é um post preparatório para outros posts aqui do blog! Tentaremos (como foi pedido aqui no blog) colocar todos os fatos concretos que temos sobre aquela noite (e teorizar um pouco). Eu comecei esse post já sabendo que muita coisa não iria se encaixar afinal Marlene King não quer que ninguém descubra o que aconteceu realmente naquela noite, mas nem por isso deixaremos de falar do assunto! Então, foi um post difícil, mas acredito que valeu a pena!

Alison acaba de chegar de uma viagem para a casa da avó que mora na Georgia, mas ficou subentendido que ela foi para um hotel chamado Hilton Head na Carolina do Sul, mesmo hotel que Melissa e Ian deveriam estar e segundo o que foi explicado pela própria Melissa eles viajaram naquele verão para abortar uma gravidez e antes disso Melissa acaba perdendo o bebê.



Naquela manhã para voltar a Rosewood Alison pegou uma carona de helicóptero com Duncan (lembram dele né?) do Hilton Head descendo na Filadélfia 6 ou 7 horas antes do que o horário que as meninas pensavam que ela havia chego, isso já dá uma margem enorme para a Alison ter feito outras coisas naquele dia e também ter visto outras pessoas.

O próprio Duncan diz que naquele dia ela estava diferente, tinha descoberto algo. Só eu achei super estranho na hora que o Duncan comenta sobre ela não poder ser atingida no seu helicóptero por um estranho, um cara ou uma amiga e a Aria se assustar bem na hora que ele diz “Amiga”?


Ali se encontra com as meninas e diz que tem muito que contar.
Em um momento a sós com a Emily entrega a ela uma globo de neve de presente onde estava escondida a chave do lugar onde Alison escondeu os vídeos do N.A.T.
Não sei para vocês, mas eu senti esse dia da Alison meio "preparatório" para morrer, ela entrega as provas das ações do N.A.T. (que provavelmente era o que eles estavam procurando quanto estavam no quarto de Alison) chegou na cidade antes, mentiu que chegou depois como se tivesse coisas em segredo para fazer.

Com a euforia da volta das férias as liars marcam uma festa do pijama no celeiro da Spencer.
Alison some na madrugada e Spencer é a primeira a perceber, Spencer diz ter escutado apenas ela gritar, mas muita coisa aconteceu naquela noite e vamos colocar aqui todas as informações que temos!




Alison se encontra com Garrett e Jenna dizendo que ela avisou o que iria acontecer se Jenna voltasse, reforçando aquela ideia de que a Alison causou o acidente com o propósito de atingir Jenna (ou seja, o caso Jenna não foi um acidente.). Até exagerando um pouquinho, lembram que o caso Jenna aconteceu no 1x2 mas no 2x23 a Jenna sofre um acidente muito parecido na casa do Jason, quem sabe não foi a Alison viva repetindo suas maldades, tentado acabar o serviço do outro atentado?
Outra coisa interessante foi que Alison perguntou a Garrett "Não encontrou o que queria no meu quarto?" Então acredito que a Alison sabia que o N.A.T. estava atrás de algo importante que ela tinha e provavelmente por isso entregou a Emily, mas o que me chamou mais atenção foi o quanto Alison foi destemida, não fazia muita questão de esconder que tinha coisas importantes e também não tinha medo de sofrer as conseqüências por saber de mais.


Ian e Melissa estavam no quarto da Alison nesse momento, lembram que Melissa entrou no quarto perguntando "Onde ela está?”? Ficou entendido, depois da pequena conversa entre Garrett e Jenna, que as únicas pessoas que tinham ficado no quarto eram Ian e Melissa e que esse encontro a sós poderia ser ruim para o grupo, nisso podemos ter certeza do envolvimento da Melissa, porém acredito que ela estava no quarto não para mais uma reunião do N.A.T. e sim para tirar satisfações dos encontros de Alison com Ian, o único que ainda não apareceu em flashbacks foi Jason que apesar de estar drogado/bêbado naquela noite participou dos encontros (afinal foram na casa dele). Jason também tirou uma foto de Alison enquanto Spencer andava atrás dela, mesmo assim em nenhum flashback ou citação Jason aparece, as únicas evidências de sua presença em casa naquela noite foi a própria foto da Alison (que nem sabemos se foi ele mesmo que tirou já que nem ele lembra).


E o bilhete que estava no seu bolso escrito "Eu sei o que você fez" que é a mesma letra da carta de suicídio do Ian, e também é a mesma letra do Byron (como falamos nesse post "Escrevendo em linhas tortas").


Mas voltando a conversa de Alison, Garrett e Jenna: Pelo que entendemos Garrett fingiu bater em Alison com aquele taco e através de uma encenação Jenna pensou que ele era o assassino da Alison (isso poderia até explicar os gritos escutados por Spencer quando ela procurou a amiga, só que Alison ainda estava viva, portanto seria difícil elas não se encontrarem), porém o laudo médico do corpo disse que Alison desmaiou com um golpe onde uma pá era a arma e depois morreu porque foi enterrada viva. Até aí as coisas se encaixam, a pá foi a arma do crime e o taco não. Mas esse taco que apareceu nas mãos da Alison depois da ceninha em que ela supostamente morreu (para Jenna) apareceu muito depois quebrado e enterrado no quintal. O taco que até então parecia apenas lixo foi queimado por Peter Hastings, mas apesar de quebrado e escondido ele não foi a arma do crime que tirou a vida da pessoa enterrada no quital dos Dilaurentis (Já que levamos em consideração a possibilidade da história das gêmeas). A questão é que provavelmente esse taco tenha sido utilizado em algum momento, já que estava quebrado deve ter batido em algo com força, sabemos que na árvore atrás da Alison não foi. Outro fato envolvendo "pá e taco" seria que Jenna sabe que Garrett utilizou um taco para "Bater" em Alison, tudo bem que ela era cega, mas acredito que ela saberia diferenciar, já que pegou o taco na mão, no entanto durante o episódio 2x12 Jenna está na sala ao lado da que as meninas estão sendo interrogadas por conta da pá que foi encontrada com elas, que segundo Wilden a polícia já sabia faz tempo que era a arma do crime. Será MESMO que Jenna ainda acreditava que tinha sido Garrett? Outro detalhe foi que Jenna entregou Garrett para a polícia com a página roubada do laudo da morte da Alison, mas não quis contar a versão do que teria acontecido naquela noite já que estava disposta a entregar a página cinco Jenna poderia ter dado um depoimento sobre o que ouviu (já que ver, teoricamente, ela não viu nada). Por que Jenna entregou Garrett "pela metade"? E se essa era a verdade na "visão" dela (ok ela era cega, mas vocês entenderam), poderia muito bem ter decretado para sempre a prisão do ex namorado, só se não era bem isso que ela queria ou não era bem isso que teria acontecido.


Resolvi fazer esse "extra" aqui no post para lembrar coisas muito importantes sobre esses dois objetos, a começar pela pá que foi a arma do crime da morte da Alison (Sim, estou repetindo), algo que nós não podemos deixar de lembrar é que essa pá desapareceu na noite em que a Alison morreu e depois reapareceu no episódio 02x12 com as coordenadas do local onde estaria a Doutora Sullivan e por conta disso as Liars foram culpadas pela morte da Alison, ao que tudo indica a armação foi feita exatamente para culpar as liars mas aí as coisas começam a se confundir já que sabemos que quem armou para as liars era alguém com acesso a arma do crime porém as armações foram articuladas pela própria -A ou de um membro do seu time, se não for isso foi alguém que tinha conhecimento de que as meninas recebiam mensagens de -A e se aproveitou da situação (o que eu acho difícil). Então pode ser que algum membro do ATEAM tenha envolvimento direto com a morte da Alison.


O taco já tem outros problemas, ele não foi a arma do crime mas mesmo assim apareceu quebrado e enterrado, sabemos que o taco não foi quebrado por Garrett na hora da encenação com a Alison mas em alguma hora ele quebrou! Pensei na possibilidade da própria Alison ter quebrado o taco para colocar a culpa em Garrett já que foi com essa arma que Jenna achou que ele a golpeou mas isso não explicaria o fato de Peter Hastings queimar esse taco, não acho que eles vão envolver mais um pai de Liar talvez seja clichê de mais colocar o Peter e o Byron ao mesmo tempo na história, mas até faria sentido já que Alison sabia que Peter teve um caso com sua mãe e que era pai biológico do Jason, mas eu também pensei na possibilidade de Peter ter queimado o taco para defender a família, para quem não lembra os Hastings chegaram uma época a acreditar que Melissa poderia ter sido a assassina de Alison (até contrataram um detetive) então ao ver o taco quebrado que tinha sido enterrado no quintal e que tinha uma etiqueta com o nome dos Hastings Peter a queimou para que não existissem provas contra a filha, mas isso não explica o porque do taco estar quebrado. Uma outra explicação seria se o Peter viu alguma coisa, por exemplo Jason ou a própria Melissa tentando, ou batendo, na Alison com o taco e por ser "sangue do seu sangue", nas duas possibilidades, preferiu manter a história em segredo e quando o taco foi encontrado resolveu queimá-lo porque sabia que um dos seus poderia ser incriminado (Até esse episódio onde o taco foi encontrado ainda não tinha sido divulgado que a arma do crime era a pá). Uma última possibilidade, tendendo para o caso das gêmeas, seria que a primeira gêmea foi golpeada com o taco e enterrada viva e depois conseguiu escapar e então sua irmã foi golpeada com a pá e enterrada em seu lugar, o que ainda deixa em aberto o interesse de Peter em destruir o objeto.



Depois da conversa com Garrett e Jenna Alison ainda se encontra com Byron (adoro!) não preciso falar novamente dos problemas que eu sempre frisei envolvendo o Byron mas por enquanto levaremos em consideração o fato de que eles se encontraram, e claro, que Alison sabia de algo importante sobre o pai da Aria (ou um romance deles, ou algo do tipo).

Mas uma das liars TAMBÉM teve um encontro a sós com Alison naquela noite, não ficou muito claro na minha mente se o encontro entre elas foi antes da festa do pijama ou depois quando Alison some, a conversa entre as duas não foi das mais amigáveis, vejam no flashback!


Aproveitando que colocamos esse vídeo e o vídeo da chegada da Alison em Rosewood quando Spencer lembra das etiquetas do Hilton Head, eu gostaria de fazer uma observação: Nós sabemos que a Alison e o Ian tinham um caso, certo? Tivemos um diálogo na primeira temporada entre Ian e Spencer onde Ian diz que Alison não sabia ouvir um não. Engraçado o Ian dizer isso, já que na noite da morte da Alison ele não pareceu uma pessoa que "negou" algo a Alison, bem pelo contrário, a intimidade dos dois que foi registrada por uma câmera mostrou um casal bem "feliz" (Já falaremos da cena), então podemos começar a suspeitar que a Alison foi atrás do Ian no Hilton Head e ele acabou não cedendo as investidas dela já que ele estava com a Melissa, (Quem sabe até foi a própria Alison que causou o aborto da Melissa) sem sucesso Alison voltou a Rosewood determinada a acabar com o romance dos dois e para isso chantageou Spencer que deveria contar a Melissa o que o namorado dela andou aprontando, mas nada disso foi nescessário! Antes do prazo estipulado para Spencer contar a verdade, Alison conseguiu Ian sem precisar de qualquer ajuda. Não sei não mas esse envolvimento direto com a Alison deixa a Melissa entre as top suspeitas entre os assassinos da principal morte da série, o que vocês acham? Acredito que o envolvimento dela faça muito sentido! Queria que a Alison tivesse morrido por algum motivo mais forte e não um simples ciúmes da Melissa, mas pode ter acontecido, o que vocês acham?

Falando em encontros da Alison naquela noite não podemos esquecer que Toby também encontrou a "Queen B" no celeiro da casa da Spencer e deixou com ela seu casaco (casaco esse aparece com Alison nas filmagens da pedra do beijo)  que só reaparece um ano depois novamente no guarda roupa de Toby. A entrega da roupa de Toby para Alison de uma certa forma prova que foi no carro de Ian que Toby viu Alison entrar.


Então a sequência ficaria Alison se encontra com Toby, depois entra no Carro de Ian e eles vão para a pedra do beijo. Mas a história de Alison com Toby não foi apenas uma esbarro no meio da madrugada, segundo o detetive Wilden no episódio 1x8, Toby fez uma ligação para o celular de Alison naquela noite, e a ligação foi atendida. Toby contou a Emily que falou com a Alison para agradecer por ela ter livrado ele dos abusos de Jenna, porém sabemos hoje que o Toby não ficou assim tão agradecido ao que Alison fez, tanto que acabou se revelando do ATEAM, o que ainda não ficou explicado foi o motivo da roupa dele ficar com a Alison, não me pareceu uma atitude de uma conversa ruim, como não houve flashback (ainda) dessa cena  temos a ideia de que nem tudo que aconteceu entre a conversa dos dois foi revelado por Toby. Outro detalhe da roupa de Toby que estava com Alison são as tais manchas de sangue, que por conta do tempo não puderam ser comprovadas como da Alison, será que ela se machucou enquanto estava com o Suéter? Ou foi ela que machucou alguém? (Quem sabe se foi ela que golpeou a irmã para substituir sua morte e ficou com suja de sangue..?).
Mas quando achávamos que essa blusa não iria mais causar problemas fibras dela apareceram na pulseira da Spencer (gente, que rolo!) ou seja:
• Esse suéter era de Toby, foi entregue a Alison na noite em que ela morreu.
• Essa blusa e a pulseira da Spencer se encontraram. Aí as possibilidade são muitas, Alison e Spencer se encontraram quando ela ainda estava com o Suéter, -A forjou o envolvimento da pulseira da Spencer (o que é bem aceitável já que Toby faz parte do ATEAM), ou quem sabe aquela pulseira era falsa e foi plantada nas coisas da Spencer.


Naquela mesma noite Ian e Alison se encontraram na pedra do Beijo então, pode ser que a visita de Melissa ao quarto de Alison foi motivada pela desconfiança sobre o relacionamento do seu namorado com a Alison, na verdade já nem era desconfiança, tanto que chegou a ameaçar Alison por mensagens de texto. Mas isso não tira a culpa dela já que como já frisamos a conversa entre Melissa e Ian poderia ser prejudicial ao grupo como foi comentado por Garrett e Jenna, então de alguma coisa ela sabe/participa.

As cenas da pedra do beijo foram descobertas a partir de um vídeo, sua primeira versão enviada a polícia  não está completa, a segunda versão mostra com quem Alison conversava durante o vídeo e a terceira prova que Ian vai embora e Alison ainda estava viva. Primeiro detalhe que eu quero ressaltar: Alison estava usando o casaco do Toby, ou seja o encontro entre Alison e Toby foi antes de ela ir a pedra do beijo, segundo detalhe podemos ver que a Alison filma Ian indo embora, isso significa que ela ficou com a câmera só que essas filmagens feitas pela Alison pararam nas mãos de -A, algum membro do ATEAM tem que ter encontrado com a Alison, viva ou morta. O corpo da Alison também foi encontrado sem o suéter do Toby reforçando ainda que em mais algum lugar ela deve ter passado, mas se o suéter foi retirado dela já morta faria muito sentido se essa pessoa que ficou com o casaco fosse do ATEAM, afinal essa poderia ser uma prova contra o Toby. O que ainda não faria sentido é que se o Toby faz parte do ATEAM porque -A enviaria as imagens da pedra do beijo para a polícia podendo culpar um de seus membros?

Mas o que ainda não "bateu" foi que a Alison encontrou o Ian na pedra do beijo mas o seu corpo foi enterrado no quintal dos Dilaurentis então ela teve que voltar para casa, só que ainda não sabemos como a Alison voltou nem quem ela encontrou no caminho, vimos no vídeo da pedra do beijo que ela não voltou com Ian, para onde a Alison foi? E com quem?

Organizando a Sequência

Alison sai do celeiro onde deveria estar com as meninas e ao chegar no seu quintal encontra Garrett e Jenna, em seguida tem a conversa com o Byron, ao retornar ao c eleiro da Spencer se encontra com o Toby que entrega o casaco a ela e aí Ian sai da casa dos Dilaurentis e leva Alison de carro até a pedra do beijo, ele vai embora e Alison fica lá. O que falta ainda na história, na minha opinião, são as cenas de retorno ao quintal dos Dilaurentis onde ela (ou a Courtney) foi enterrada viva. Não acho que nenhuma das cenas mostradas até agora aconteceram depois dela ser enterrada, já que a Alison aparece sempre com a mesma roupa em nenhum momento aparece suja. Outro detalhe que é importante lembrar é que a arma do crime do corpo encontrado foi aquela pá, porém o taco que aparece nas imagens do Flashback do Garrett também foi encontrado no quital (mais precisamente na parte que divide o quintal dos Hastings dos Dilaurentis) e estava quebrado.
Gente, apesar de nessa versão os fatos parecerem coincidir acho interessante lembrar que naquela noite choveu, e quando Alison conversava com Garrett e Melissa já estava trovejando mas durante a conversa com Ian na pedra do Beijo não tivemos nem sinal de chuva ou trovoadas, para fazer sentido a conversa  entre eles deveria ter acontecido muito antes já que quando a Alison foi enterrada ainda trovejava.

Alison saí na madrugada na festa do pijama para se encontrar com Ian, antes disso encontra Toby e ele lhe entrega o casaco e ela entra no carro para ir a pedra do beijo com Ian ele vai embora sozinho para encontrar Melissa, na volta Alison se encontra com alguém com quem deixa a câmera e o casaco. Alison retorna ao seu quintal, Ian já está dentro da casa dos Dilaurentis conversando com Melissa. Garrett e Jenna se encontram com Alison e um pouco depois ela se encontra com Byron, ainda não sabemos o que acontece nesse meio tempo entre a conversa com Byron e a Alison ter sido enterrada viva. O único problema, que na verdade não seria um problema e sim uma informação pendente, é o fato de que mais alguém encontrou com a Alison naquela noite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um dos assuntos mais pertinentes do episódio de Halloween (que vem invadindo os emails que recebemos) é a história das gêmeas que voltou com tudo por conta de alguns detalhes que iremos discutir agora.
A começar pela pulseira da Alison mostrada durante o flashback de Garrett onde ele conta a versão do que ele viu na noite em que a Alison morreu, logo que acabou o episódio recebi por email prints da tal pulseira que ao invés de terminar em N (AlisoN) termina em Y (CourtneY) Já agradeço aqui a Maria Clara / Guaratinguetá - SP que me enviou as pistas do tal "Y" no final da pulseira, o que deixaria a história da Courtneem evidência. 


Mas se olharmos essa imagem, realmente aparece o nome "Alison" (ou pelo menos o A do início) e provavelmente a sensação de que era um "Y" era apenas um N distorcido. 



Mas eu também recebi outras teorias falando dessa pulseira que não envolvem o tal "Y" e sim outros detalhes que não se encaixam com as imagens do Pilot. 

Beatriz de Catanduva e a Marissa Mariane perceberam que além dessa coisa do cabelo (um ondulado, e o outro liso) as pulseiras trocam de lugar, no episódio Piloto a pulseira aparece no pulso esquerdo, e no episódio de Halloween ela está no pulso direito. A Marissa ainda foi mais longe e lembrou que a Alison ainda usava colar e brincos, coisa que também estava diferente no episódio de Halloween. Tantas diferenças, será mesmo tudo apenas um erro de produção?





E já que estamos falando em pulseiras, e gêmeas e teorias de leitores a @GABWARKEN comentou aqui no blog uma possibilidade que a Ane de Brasília - DF também me enviou por email. Vocês se lembram daquela pulseira que apareceu no meio do mato? As liars estavam certas de que Alison esteve por lá antes de morrer, mas alguns episódios depois Jason entrega a elas a pulseira que estava no corpo da Alison. Quem sabe, ao contrário do que as nossas garotas imaginaram a pulseira falsa não veio como uma armação de -A para assusta-las e sim para que alguém se passasse pela Alison. Courtney é você?

Mas apesar desses detalhes, eu gostaria de lembrar algo importante: As comparações foram todas feitas com o episódio "pilot" (01x01) como foi o primeiro episódio da primeira temporada eu quero que antes de nos animarmos com a história da Courtney valer na série também (eu me empolguei, confesso :/) não podemos exigir 100% de "acerto" da produção, até porque o primeiro episódio foi gravado em outro estúdio, a série ainda não tinha conquistado toda sua credibilidade e nem sabemos se todos os produtores eram os mesmos. Eu comecei a relevar esses pequenos erros porque eles apenas acontecem em comparações com o Pilot, ou seja, nenhum dos outros flashbacks apresentaram falhas do tipo comparados entre eles. Para ficar mais fácil peguei algumas imagens comparativas.

A imagem que mais se parece, digamos assim, com a do Pilot seria a do 1x15, mas de qualquer forma Alison durante sua conversa com Spencer não utilizava o colar que usava na festa do pijama, e aí perderia todo o sentido já que se uma das gêmeas tivesse cabelo ondulado e a outra liso os outros detalhes também deveriam se encaixar.

Mesmo assim eu ainda sou uma das pessoas que acreditam que a história da Courtney ainda vai aparecer, afinal apesar da Alison ter sido enterrada viva ela conseguiu escapar, porém o corpo que foi encontrado estava exatamente nas mesmas condições que Alison e morreu asfixiado por ter respirado terra, quem enterrou o corpo que foi encontrado queria, com certeza, que esse corpo se passasse pela Alison (Ou vocês acreditam na coincidência das gêmeas terem sido enterradas no mesmo lugar e nas mesmas condições?).

E vocês, o que acham que realmente aconteceu com a Alison? Quem vocês acham que ela encontrou naquela noite e ainda não apareceu? A Alison está viva? A história da Courtney rola?

Gente sei que "fui e voltei" nos fatos várias vezes, mas a noite da morte da Alison é algo realmente difícil de se encaixar! 

Uma informação que acabamos esquecendo mas que nossos leitores (Alice aqui nos comentários e oFelipe Lima no twitter) lembraram através do twitter e aqui nos comentários foi a visita que Jenna recebeu da Alison naquele dia.


Não podemos ignorar que a relação entre os dois seria um motivo muito válido para Jenna querer tirar a vida da Alison. Um dos pontos que eu estranhei foi o fato da Jenna se mostrar confusa sobre como Alison teria conseguido os vídeos, a Jenna aparentou ser uma pessoa com alguma ligação com o N.A.T. (Tanto que na conversa com Garrett pouco antes de encontrarem Alison no quintal eles chegam a se preocupar sobre Melissa e Ian fazerem algo que poderia comprometer todo o grupo.). 

Um detalhe lembrado pela Bruna, nossa moderadora, foi a máquina de escrever que aparece nessa cena. Lembrando que Marlene King já usou uma máquina de escrever com fundo vermelho em seu Twitter e que -A já mandou mensagens escritas com máquina de escrever.




Jenna seria um dos poucos personagens que poderia estender a vingança da Alison para as outras liars, respondendo uma das grandes dúvidas da série "Porque A quer tanto prejudicar as garotas".

Outro detalhe é que naquela dia que antecedeu o desaparecimento de Alison ela ainda esteve no quarto número 1 ao lado do covil de -A. Não pareceu estranho Alison chegar mais cedo e esconder das amigas, ir ao covil de -A, ameaçar Jenna, esconder o pendrive com Emily e desaparecer tudo no mesmo dia? Dá até a sensação de que ela já estava planejando ir embora.

Um comentário:

  1. ISSO QUE VOCÊS FAZEM É UM ABSURDO! PLÁGIO É CRIME! SITE ORIGINAL DOS POSTS: http://www.theathing.com/
    É um site muito bom, os moderadores têm muito trabalho pra monta-lo, e vocês se acham no direito de simplesmente copiar? AFF' RIDÍCULOS!

    ResponderExcluir