domingo, 26 de maio de 2013

Subliminar: o que passou despercebido?



Preparados para mais um post? Sim, eu continuo escrevendo MUITAS teorias loucas e estou mais louco, ainda, para compartilhá-las com vocês! Desta vez, resolvi unir os tãos famosos filmes e livros, que já foram citados na série; A interpretação da música de abertura da série, que foi muito pedida e principalmente, o que foi muito pouco notado até hoje: o significado dos títulos de cada episódio. Você acha que é besteira? Acredite em mim, descobri nomes e histórias que se conectam facilmente aos personagens e a história e que pode revelar muitas coisa, que até hoje é apenas mistério na trama. Corre!

                                                               CANÇÕES                                                         

Primeiro, vamos começar com as músicas. Quem não AMA o Segue a Trilha da Aninha? Com certeza, ele te dará uma nova perspectiva, com os trechos traduzidos, e ele me ajudou bastante aqui também.

Durante o 1x07, The Homecoming Hangover, ocorre a explosiva cena em que Emily e Toby brigam na sala do laboratório, durante o baile. Neste mesmo episódio, tocou a canção Starting Now, de Ingrid Michaelson, e se vocês repararem bem na letra, há muita coisa nas entrelinhas que poderiam significar os sentimentos de Toby por Spencer e o seu conflito interior, entre estar em um time que desejava o mal de sua amada e o fato de amá-la de verdade (embora a canção não estivesse presente em nenhuma cena com ele).


Eu quero rastejar de volta para a barriga da minha mãe
Eu quero apagar todas as luzes desse quarto [...]
Acabar com todos os pensamentos que eu tenho sobre você
[...] Existe uma coisa que você deveria saber:
Eu prometo que a partir de agora, não saberei seu nome
A partir de agora, nunca me sentirei a mesma
Eu desejaria que você nunca tivesse aparecido em meu mundo

E sim, eu sei que ainda no 1x07, Toby não havia demonstrado nenhum interesse pela Spencer, e sim, parecia que ele estava afim de Emily, mas quem garante que ele não estava tentando usar Em como um modo de se aproximar de Spence? Mesmo assim, os escritores, provavelmente, já tinham uma noção de que Toby e Spencer poderiam se envolver e colocaram a música como uma pista.

Starting Now

Ok. Agora vamos voltar um pouco para a atualidade. Um dos episódios desta terceira temporada que chamou mais atenção foi o 3x11, e nós ainda falaremos MUITO dele neste post, quando na cena final, vimos dois -A's colocando uma música, numa espécie de jukebox. A canção escolhida, foi muito comentada aqui no blog, principalmente pelos leitores, no review do respectivo episódio.

Smiling Faces Sometimes

Embora seja um pouco antiguinha, a letra é MAIS do que interessante!

Rostos que sorriem, às vezes fingem ser seu amigo
Rostos que sorriem não demonstram vestígios do mal que há em seu interior
Eles não dizem a verdade [...]
A verdade está nos olhos
Porque os olhos não mentem, amém

Claramente, os primeiros trechos referem-se aos personagens que pensamos ser os 'bonzinhos', mas no final das contas, se revelam como belos vilões como foi o caso com a Mona e Toby.
Mas a última parte, é a mais intrigante: a verdade está nos olhos? Uma inteligente referência ao N.A.T.?
Com a ajuda de uma leitora, a Sofia, que é uma ótima detetive, conseguimos outras pistas. Neste mesmo episódio, vimos Ezra com suas benditas coleções de músicas antigas (nunca vi cara mais cult que ele!), enquanto comemorava o seu aniversário com Aria e o seu irmão, e aí é que a Sofia encontrou um bom motivo para desconfiar do nosso professorzinho!

"Smiling Faces Sometimes" de The Temptations, foi regravada por "The Undisputed Truth" (a regravação é a que toca no episódio). A banda que o Ezra mencionou (Supertramp) tem uma música chamada Goodbye Stranger que, ironicamente, tem um verso com "The undisputed Truth". É. Essa música está presente no LP que o Ezra mostra ao Wes e a Aria. É a segunda música (ele mostra a contracapa).
  
      

Hmmmm, será apenas uma coincidência? Se Ezra fosse outro membro do N.A.T. Club e também membro do -A Team, faria todo o sentido!  Mas algo realmente não bate... Além de Ezra, não temos nenhum outro personagem que seja tão cult, como ele, ou seja, que curta histórias antigas, um pouco de vintage, que goste de colecionar LP's e essas coisas... Pelo menos, não, personagens jovens. Com a informação de outra leitora, a Bárbara, descobrimos que a canção original e a regravação foram lançadas no mesmo ano: 1971. Se não vimos até hoje, aparentemente, outro personagem jovial que demonstra gostar de músicas antigas, começo a desconfiar que o segundo -A presente naquela cena é um papai ou mamãe das quatro meninas. Aí sim, haveria um motivo para terem conhecimento de uma música tão antiga, embora não seja uma pista forte, afinal, todos nós gostamos de uma boa canção, não importa o tempo, né?

A última canção, e que merece MUITO destaque, não poderia deixar de ser Secret, da dupla feminina The Pierces. Nós sabemos que a música já existia, quando a série começou e que foi a própria Ashley Benzo (Hanna) que deu a ideia de usarem essa música como a abertura, mas é incrível, porque muitas coisas se encaixam na tradução. Tentem decifrar comigo!




Secret

Tenho um segredo
Você pode guardá-lo? Jure que esse você irá guardar
Melhor trancá-lo em seu bolso[...]
Porque duas pessoas podem guardar segredo
Se uma delas estiver morta
... [...]

Alison?
Sim, Katherine.
Tenho algo que quero te contar, mas
Você tem que prometer que nunca irá contar a ninguém
Eu prometo
Você jura pela sua vida?
Eu juro pela minha vida
 
Olhe em meus olhos 
Você está ficando com sono...
Você esta hipnotizado pelos segredos que guarda
 
  Você jurou que nunca diria...

 A primeira e a segunda estrofe parecem começar uma história. A famosa frase "Porque duas pessoas só podem manter um segredo, se uma delas estiver morta" é usada nesta canção, na capa dos livros, em imagens promocionais e uma vez dita pela própria Abelha Rainha, Alison. 
A segunda estrofe, na canção, é quase que um diálogo ritmado. Temos as duas cantoras conversando entre si e agora pergunto: só eu que imaginei duas irmãs gemêas tendo aquela conversa? Além da ENORME coincidência do nome 'Alison' estar na composição, eu penso: E se substituíssemos Katherine por Courtney? E se Courtney tivesse confiado um segredo a Alison e esta não tivesse guardado? Seria motivo suficiente para Courtney se enfurecer e decidir matar a própria irmã? Na última estrofe, fica óbvio com o trecho "Você jurou que nunca diria..." que a pessoa não conseguiu manter o silêncio e no próprioclip da canção, uma das meninas interpreta a morta e a outra, uma estranha e fria assassina que teve de matar a própria colega para não ter suas verdades descobertas por outra pessoa. Afinal... Quando uma pessoa jura pela vida, ela deve levar a confidência para o túmulo, certo?!

                                                 Como as garotas do clip, as liars estão tomando o seu chá.

PS: Alguém reparou que na terceira estrofe, temos, NOVAMENTE, a referência aos olhos?!

                                TÍTULOS DE EPISÓDIOS                             

Você sabia que a maior parte dos títulos dos episódios da série possuí um significado especial? Geralmente, remete-se a filmes antigos e que possuem histórias muuuuito interessantes e instigantes. Escolhi, os mais suspeitos, afinal PLL tem mais de setenta episódios e seria um bocado difícil se fôssemos avaliar cada um. Sabemos que em Pretty Little Liars há muita história e às vezes acabamos por esquecer uma coisa ou outra, então, para facilitar para vocês, colocamos o link da promo de cada episódio, é só clicarem nos respectivos títulos em negrito.

A Kiss Before Lying (Um Beijo Antes de Mentir) é o décimo oitavo episódio da segunda temporada. O nome é uma brincadeira com o livro, depois adaptado para o cinema, A Kiss Before Dying (Um Beijo Antes de Morrer) que conta  a história de um homem que se torna um serial killer. Ele é casado com Ellen, que após decidir correr atrás do verdadeiro assassinato de sua irmã gêmea, percebe, juntando todas as pistas, que seu marido é o assassino dela e está pronto para matá-la também. 

Infelizmente, é um filme raro e antigo, principalmente para se encontrar resenhas nacionais e traduzidas, então tentei resumir o máximo que consegui e entendi. A coincidência do episódio e do livro, está novamente aí: as gêmeas. Neste MESMO episódio, descobrimos a existência de Vivian Darkbloom. Poderíamos supor que aquela que Hanna encontrou no salão de beleza, de peruca, naquele flashback era Courtney e que Alison já estava morta? Bom, vamos para a próxima!


O primeiro episódio da terceira temporada, It Happened That Night, nos lembra o título do filme, de comédia romântica, "It Happened One Night" que foi lançado no ano de 1934, e é curiosamente o MESMO filme assistido por Aria, Ella e Ezra durante o "The Jenna Thing." Ezra esteve envolvido na noite em que Emily foi drogada?


Já o mais atual, 3x11, Single Fright Female, é uma referência ao filme de suspense erótico 1992, Single White Female. "O filme é sobre uma mulher chamada Hedra, que eventualmente torna-se obcecada com a sua colega de quarto, Allie - Alison, até o ponto onde ela começa a passar por ela..." 
Espera! Allie? A se passar por outra pessoa? Vamos continuar... 
"É descoberto que o nome verdadeiro de Hedra é Ellen e que ela sofre de solidão devido a morte do seu irmão gêmeo, mas na realidade ela matou seu irmão gêmeo quando estavam com nove anos de idade."

Quem conhece a história dos livros, da irmã gêmea de Alison, Courtney, a louca que troca de personalidade com a irmã, sabe que a história do filme, se parece muito com a história dos livros, né? Nesse episódio, nós vemos, a constante presença de Cece, que por acaso, foi amiga -e quem sabe, colega de quarto no tal acampamento- de Alison?

Ainda temos, o episódio que vai ao ar, ainda este mês! O 3X13, This Is A Dark Ride que promete ser o melhor episódio de Halloween de todos os tempos, que pelo título também faz referência ao filme Dark Ride, um terror americano que se passa em um velho trem-fantasma num parque de diversões abandonado. Mais uma vez, é curioso, as coincidências, já que no longa, um louco acaba de fugir do manicônio (assim como Mona, que conseguiu um modo de escapar de Radley quando quiser, como vimos no 3x12) e tenta matá-los, como a própria Mona, já confirmada por Marlene, que também estará no trem-fantasma junto com as meninas. Aliás, logo no início do filme, duas irmãs gêmeas, são as primeiras vítimas do louco. Outra coincidência?


                    
 

                                                               LIVROS                                                    

VÁRIOS livros já foram citados na série, incluindo trechos e frases de histórias, mas nenhum é tão misterioso e tão importante na trama, como o Lolita. Vocês sabiam que Vivian Darkbloom é um anagrama de Vladimir Nobokov? Vladimir é justamente quem escreveu Lolita!

"O romance é narrado pelo professor de poesia Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude."

Encontraram alguma coincidência? Ezra mentiu para Aria, estando em Rosewood na época do The First Secret, ou seja, ele poderia ter conhecido Alison, já que era um professor, e Alison rebelde como tal, poderia ter se apaixonado ou simplesmente curtido com Ezra durante algum tempo, não? A história não estaria se repetindo com Aria? Inclusive, como vimos no resumo, o professor acusa um suposto trauma na juventude de ser o motivo da sua perversão... Ezra também tem um! Não foi ele quem engravidou uma garota na qual a sua mãe pagou para abortar e sumir da sua vida?

Estranhamente, na primeira foto há a cena de Hanna segurando o livro Lolita, e, observem a capa com a atenção: Lucy Hale tirou de si mesma, uma foto com um óculos do mesmo formato. Além de que, em outras versões dos livros e em posters dos filmes, há imagens de Lolita com um chapéu na cabeça. Ela estaria nos dando a dica, de que é a nova Lolita, fora dos sets de PLL?

 E as perguntas que ainda se repetem: por que Ezra estava no enterro de Ali, se não a conhecia? E por que nunca contou para Aria que já estava em Rosewood antes de Alison desaparecer?

É claro que existem outros alvos... Como o próprio Byron, ou o falecido Ian, que não podemos esquecer que também foi professor, durante a primeira temporada, mas realmente nenhum dos dois possuem tantos motivos e não há tantas coincidências que os acusem de algo, quanto há para Ezra, nessa história toda.

Uma das imagens do filme, é da Lolita com um batom vermelho e parecidíssimo com o que Ali usava. Isso também me lembra Mona e Jenna.

                                                               UPDATES                                                   

Quem também viu coisas "subliminares" em PLL
Vejam o que ela nos contou

Durante o período de hiatus é sempre bom revermos os episódios passados pra procurar pistas. E como eu assisti várias vezes o Unmasked, eu gravei a trilha sonora e principalmente a que toca quando acham o corpo de Maya.
Quando fui rever o Pilot e a cena em que acham o corpo da Alison, notei que a mesma música que tocou na "morte de Maya", tocou na "morte de Alison". Depois eu notei que sim, foi coincidência a mesma música tocar em cenas semelhantes:

A música é "Suggestions" tocada por Orelia Has Orchestra. Vou botar as partes importantes (já traduzida).

Leva apenas um segundo para meu mundo ruir
Oh, eu tenho certeza que à distância você pode ouvir aquele som horrível
Como eu suplico por uma resposta
Suplico por uma resposta sua
Mas se você me der a resposta que não faz nenhum sentido
Então, qual o uso?

PISTA: Na segunda estrofe diz "...a distância você pode ouvir aquele som horrível..." na hora eu pensei que era um grito ou coisa do tipo que acontece na hora da morte. Daí, eu lembrei da Spencer dizendo que havia escutado Alison gritar (lembrando que Spencer não estava com Alison e sim em outro lugar). E quando Maya morreu, Jenna esteve presente. Muita coincidência?

PISTA:
 No resto das estrofes diz sobre dar respostas, só eu interpretei que Alison estava tentando dar respostas sobre sua morte, mas as liars acham que não há sentido nisso?

[...] Então, por que ele não consegue ver no meu ponto de vista
E quantos segundos nas horas de um dia perdemos
Era eu ou os seus sentimentos
Eu ou seus sentimentos naquele dia
Porque eu estava ali em silêncio
Assisti enquanto meu mundo estava fora
 
PISTA: nas últimas duas estrofes, diz "...porque eu estava ali em silêncio...assisti enquanto meu mundo estava fora..." deu a entender que alguém estava em silêncio na hora do acontecido, ou seja, nessa parte não é Alison ou Maya, mas sim alguém que presenciou tudo aquilo. "Assisti..." eu acho que ALGUEM presenciou a morte das duas!

[...] Eu estou aberto a sugestões
PISTA: seria as teorias (sugestões) que as pessoas dariam sobre sua morte?

Oh, porque eu posso ver no seu ponto de vista?
E quantos segundos nas horas eu o farei perder?
Oh, ele disse que era ele ou a resposta
Era ele ou a resposta naquele dia
Bem, eu continuei gritando a resposta. Então, de qualquer maneira, qual eu uso?

PISTA: Na terceira estrofe ficou CLARO que alguém estava pressionando Alison a dizer a verdade e se lembram que Alison disse no ''sonho'' de Hanna "contar a verdade para a pessoa errada, me trouxe até aqui"? E se Alison contou sobre as gêmeas para algum amante (como está na letra, "ele") e foi obrigada a mentir estar morta para salvar sua identidade? E na quarta estrofe dizia "era ELE ou a reposta aquele dia". Acho que foi algum encontro com um de seus namorados, e ele obrigou a ela dizer a verdade. 


E o que vocês acham? Viajei na maionese ou tenho alguma razão nisso tudo? Se você se lembrou de algo, podemos atualizar o post, é só comentar ou enviar, clicando em "Sabe de algo?". Até o próximo post, seus lindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário